Mudanças: dor ou delícia?

“… nós somos medo e desejo, somos feitos de silêncio e som…”

Medo? Sim, talvez um medo velado e até inconsciente. Medo do desconhecido, de avançar para além das próprias expectativas… das próprias perspectivas.

Medo por não conhecer suas capacidades, existentes sim, entretanto, nunca testadas, nunca postas à prova.

Medo da perda do pouco, e do que para eles, seria o ganho incerto.

Desejo sim. Desejo de viver. Da vida enraizada dentro deles, em ligação direta com seu meio, com seus “iguais”. Um desejo de tranqüilidade, de serenidade encontrada em cada árvore, em cada animal, em cada gota de mar… de seu mar.

Desejo de ver crescer o que plantar, através do reflexo nos olhos dos seus. De banhar o filho do filho nas mesmas águas que o pai dos pais.

Mas, apesar do medo e do desejo que todos temos, salta dos olhos uma felicidade independente. Felicidade adquirida da paz de seu berço, do gorjear das aves… felicidade silenciosa dos mais velhos, presentes na alma de cada marca trazida pelo tempo, nos pés sujos pelas suas terras e cansados por elas mesmas, nos fios brancos, nos ouvidos que atendem o chamado da felicidade dos mais novos. Ah, esta sim se ouve! Essa se grita, se berra. Essa corre pelos matos, pula nas águas, toca nos bichos, chora de birra! Essa ri por rir, ri porque é feliz. E sabe sê-lo… e será ainda mais e cada vez mais.

Talvez através do que lhe dá medo, terá ainda mais felicidade.

“… não haveria luz se não fosse a escuridão. A vida é mesmo assim, dia e noite, não e sim…”

Música: Certas Coisas – Lulu Santos e Nelson Motta.

8 Respostas to “Mudanças: dor ou delícia?”

  1. Só escrevi novamente porque serei a primeironaaaaaa.
    Tá lindo irmã…agora você terá que administrar o seu tempo com o vício de postar no blog, porque pode ter certeza que vicia…palavra de blogueira há muitos anos (não vou dizer quantos para não ficar balzaquiana).

    Bem vinda ao mundo dos blogueiros!!!
    =)

  2. Parabéns! Seu texto está ótimo, para quem conhece este lugar e a sua situação atual sabe que você descreveu muito bem, te desejo sucesso, beijos
    =**

  3. Suas palavras descrevem, muito bem, a situação de um povo que não sabe ao certo para onde vai nem como vai. As incertezas e dúvidas reinantes nesta hora são um mar em cada cabeça, cada cidadão.
    Parabens, siga em frente que a sua sensibilidade e conhecimento com certeza vão lhe levar a mares bastante tranquilos e promissores. Abraço

  4. Francisco Luiz Says:

    Hoje todos nós somos bombardeados de informações sobre a realidade em que vivemos, pena que muitas dessas informações sejam de um baixíssimo nível, tanto no jogo das palavras quanto na quantidade de sentimentos nelas contidas(o que claro não é o seu caso). Ao ver a foto e ler o texto, sinto-me na obrigação de te parabenizar pela harmonia do todo na construção desta informação.

    QUE PAPAI DO CÉU CONTINUE A TE ILUMINAR NAS PALAVRAS E NA PERCEPÇÃO DO MUNDO A SUA VOLTA.

    ABRAÇO.

  5. Amanda, Parabéns!! Acabei de ler seu texto e achei ótimo.
    Continue assim, escrevendo bem e fotografando melhor ainda.
    Fica com Deus!
    Beijocas 🙂

  6. Lindo texto amiga! Parabéns!
    Pelo que sei sobre você, este bolg, estará sempre com novidades, canros, desencantos, poesias, experiências boas e ruins… Pois é, desta mistura de sentimentos é que se vive! Daí se aprende, esquece o que aprendeu e por aí vai..
    Beijo carinhoso para você! Ah! as FOTOS estão maravilhosas!

  7. Amiga vc sempre muito inspirada…
    Não deu para escrever nada naquela época, mas agora estou por aqui e saiba vc tem tudo para dar certo, vc pra mim já é sucesso.
    bjos

  8. amanda! essa imagem me fez perceber inicialmente uma “prisão às avessas”… um nativo encostado na janela que o separa do mundo… seu mundo é toda a ilha e ela é seu confinamento… a expressão dele diante disso é complexa! é um olhar que diverge nossos olhares…e tudo pareceu mais ramificado ao ler o seu texto que entrega todo o seu engajamento nessa história! como é bom apreender algo nessas academias e na vida e poder compartilhar isso conosco!!

    beijos

    vinicius

Deixe um comentário